Dúvidas frequentes

Como evitar as estrias?

A melhor forma de se prevenir as estrias, é tendo uma vida saudável. Procure fazer atividades físicas regulares, beba bastante água, mantenha a pele hidratada, evite ganhar massa muscular rapidamente, se alimente bem, não fume, evite exposição excessiva ao sol e etc. Enfim, opte por hábitos de vida saudáveis.

Há problemas em usar outros medicamentos junto com fitoterápicos?

Os fitoterápicos são medicamentos alopáticos, possuindo compostos químicos que podem interagir com outros medicamentos. As plantas medicinais também possuem compostos químicos ativos que podem promover este tipo de interação. Deve-se ter cuidado ao associar medicamentos, ou medicamentos com plantas medicinais, o que pode promover a diminuição dos efeitos ou provocar reações indesejadas. Um exemplo é o uso de Hipérico (Hypericum perforatum) junto a anticoncepcionais podendo levar à gravidez, outro é o uso de Ginco (Ginkgo biloba) junto a anticoagulantes, como warfarina ou ácido acetilsalisílico, podendo promover hemorragias. Deve-se sempre observar as informações contidas nas bulas disponibilizadas nos medicamentos e questionar o seu médico ou profissional de saúde sobre possíveis interações.

Manipulo meu medicamento com freqüência e percebo que nem sempre a cor das cápsulas é a mesma. Isso tem algum significado?

A cor da cápsula é uma opção da farmácia e não interfere na qualidade do medicamento.

É necessário usar filtro solar no inverno?

A radiação UVA é constante em qualquer estação do ano e em todos os horários do dia. Ela é a principal causadora das manchas de pele e do envelhecimento cutâneo. Recomenda-se o uso de filtro solar de boa qualidade durante todo o ano.

Como age o DMAE?

Usado topicamente na forma de cremes, o DMAE tem efeito tensor da pele por aumentar a contração muscular. O resultado é uma pele mais firme e com menos rugas. Para um efeito prolongado, recomenda-se seu uso diariamente.

Qual o tratamento para manchas escuras no rosto?

Tratamento com substâncias despigmentantes, com orientação de dermatologista e filtro solar várias vezes ao dia. O aparecimento de manchas escuras, normalmente está associado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais.

Quais os mecanismos de ação dos anticelulíticos? Quais os mais indicados?

Um tratamento anticelulite deve proporcionar a quebra das células de gordura, melhorar a circulação do local afetado, drenar os líquidos para melhorar o inchaço e deixar a pele com aspecto liso. Os ativos cosméticos mais indicados são: Extratos de Algas, Cafeína, Extrato de Chá Verde, Triac, Cafeisilane, Centella Asiática, Ginkgo Biloba, Hera, castanha da Índia, Nicotinato de Metila.

Quais os efeitos da vitamina C em cosméticos

A vitamina C é um poderoso antioxidante, do mesmo modo que aumenta a resistência do organismo às infecções, protege a pele contra a ação dos radicais livres. outro grande benefício é a ação anti-aging: atua na formação do colágeno, fibra que compõe 80% da derme e garante a firmeza da pele. Além disso, a vitamina C ajuda a eliminar manchas escuras da pele.

Como funcionam os produtos que queimam calorias?

Também conhecidos como termogênicos, os produtos que queimam calorias agem acelerando o metabolismo do organismo, queimando as reservas de gordura corporal, transformando em energia.

Quais os cuidados que devemos ter com a pele no inverno?

No inverno a pele tende a ficar ressecada. Além disso, as glândulas sebáceas produzem menor quantidade de sebo. No inverno os principais cuidados com a pele estão relacionados a evitar o ressecamento. O banho deve ser rápido e com água em temperatura amena. Os sabonetes devem ser neutros de preferência líquidos. Óleos hidratantes devem ser utilizados no banho. Utilizar hidratantes no corpo, após o banho e no rosto duas vezes ao dia. A alimentação deve ser equilibrada e com muita água. O inverno é a época adequada aos tratamentos de pele, como cirurgias plásticas e peelings.

Como funcionam os inibidores de apetite?

Os inibidores de apetite são também conhecidos como anorexígenos. Segundo autores de livros de farmacologia “não se conhece exatamente o seu mecanismo de ação como supressores de apetite, mas julga-se que o efeito principal destes fármacos é sobre o centro de controle de apetite no hipotálamo.” São utilizados mediante prescrição médica e retenção de receita na farmácia.

O que são fitoterápicos?

Fitoterápicos são medicamentos feitos de partes de plantas. De acordo com a espécie e a finalidade da planta, podem ser utilizadas as folhas, raízes, flores, casca e frutos. O uso de fitoterápicos remete aos tempos ancestrais e seu uso na medicina popular sempre foi bem difundido, porém, hoje em dia, há uma abordagem científica desses medicamentos com estudos clínicos para verificar a eficácia. Muitas plantas medicinais bastante populares não tiveram sua eficácia comprovada e podem até ser tóxicas.

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença cutânea de evolução crônica, com caráter inflamatório que compromete homens e mulheres em qualquer idade, apesar de ser mais comum na terceira e quarta década da vida. As lesões podem surgir logo após o nascimento ou tardiamente no idoso. Esta doença é característica por placas eritematosas descamativas com tamanhos e formatos diversos, comprometendo principalmente cotovelos e joelhos. O couro cabeludo também pode ser afetado, confundindo-se com dermatite, seborréia e caspa. A causa da psoriase é desconhecida. Trauma físico, infecções, usos de alguns medicamentos, estresse emocional, gravidez, fatores climáticos e alcoolismo podem desencadear ou piorar o quadro da doença em indivíduos geneticamente predispostos. O tratamento da psoríase é complexo e inclui medidas gerais e específicas, sempre com orientação médica.